Engraxadeira: tudo que você precisa saber

Lubrificar é um dos principais cuidados que se deve ter na manutenção de grande parte dos equipamentos utilizados em diversos segmentos de produção e serviços, e isso tem um bom motivo: a lubrificação é a grande responsável por criar a película que irá impedir que uma peça entre em contato direto com a outra enquanto se movem, o que é essencial para evitar o atrito e futuros danos ao sistema. Por isso é tão importante, para muitos profissionais, ter uma engraxadeira sempre à mão.

A engraxadeira é um equipamento muito utilizado na lubrificação de equipamentos e veículos em postos de serviços, garagens, oficinas, máquinas agrícolas e industriais em geral.

A grande vantagem das engraxadeiras pneumáticas (ou propulsoras pneumáticas como também são chamadas), tanto para graxa, quanto para óleo, é que diferente das engraxadeiras manuais, elas não exigem esforço humano no seu manuseio, já que as ferramentas pneumáticas transformam o próprio ar em energia propulsora.

Como funciona uma engraxadeira pneumática

Existem diversos modelos de engraxadeiras pneumáticas, e embora possa variar o tipo de graxa e o tamanho do tambor que elas suportam, o seu funcionamento é bastante similar. O que muda são os acessórios, que podem acompanhar ou não o equipamento.

Os modelos mais completos costumam vir com tampa, disco compactador, lubrifil, mangueira, válvula de controle, conexão giratória e carrinho para facilitar o transporte. Sendo que a válvula de controle pode ser substituída por um medidor de graxa, caso seja necessário acompanhar com mais precisão o fluxo da quantidade de graxa.

Para começar o trabalho basta colocar a graxa no tambor, o disco no compactador e fechar a tampa. Feito isso, a engraxadeira já pode ser ligada no ar comprimido e a válvula de controle pressionada para começar a lubrificação.

Veja abaixo um vídeo onde ilustramos o funcionamento de uma engraxadeira pneumática

Dicas de manutenção

Independente do modelo que você escolher, para manter sua propulsora pneumática para graxa funcionando por muito tempo, sem nenhum problema e com segurança, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Sempre use graxa limpa e sem impurezas;
  • Jamais dobre ou amasse as mangueiras de graxa e ar;
  • Quando for reabastecer o reservatório, faça isso em um ambiente limpo;
  • Consulte sempre um profissional antes de trocar qualquer peça;
  • Só use produtos e peças originais;

Onde encontrar

Engraxadeiras manuais, propulsoras pneumáticas para óleo ou graxa, tambores de diversos tamanhos e peças de reposição originais das melhores marcas, você encontra na Petrolider.  Temos tem uma loja completa e profissionais qualificados para garantir que você faça a melhor compra, e assistência técnica em todo Brasil.

Acesse nosso site e saiba mais: https://www.petrolider.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *