Combustíveis: por que filtrar?

Necessários para garantir o bom funcionamento dos motores, os sistemas de filtragem também diminuem o impacto da queima de combustíveis no meio ambiente.

Os motores sempre foram um dos componentes mais sensíveis e de maior exigência de qualquer veículo. Por isso, as normas reguladoras quanto aos componentes necessários para o bom funcionamento dos motores e redução de danos ao meio ambiente estão sempre sendo atualizadas, o que aumenta a responsabilidade dos fabricantes não só de combustíveis, como também de equipamentos de filtragem e postos de serviços.

Para que serve o filtro de combustível

Nos veículos, o filtro de combustível é utilizado em motores de combustão movidos a álcool, diesel e gasolina, e serve para proteger partes sensíveis do mecanismo como os carburadores e orifícios da injeção eletrônica.

Mas na verdade a filtragem dos combustíveis deve ser feita antes mesmo de chegar aos motores, ainda nos postos de abastecimento, que precisam obrigatoriamente possuir sistemas de filtragem eficazes que garantam a qualidade dos produtos oferecidos. Além de ser fundamental também para a credibilidade do posto frente a consumidores cada vez mais exigentes e informados, que mais do que preço, hoje consideram a qualidade do combustível fator essencial na hora de abastecer.

“Os filtros garantem a qualidade do combustível requerido. A prática de bons procedimentos no sistema de filtragem como drenagem, troca de elementos filtrantes de qualidade e no período indicado, garantem a satisfação do usuário que é formador de opinião”, ressalta a vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços (ABIEPS), Hérica Gonçalves.

Ao eliminar dos combustíveis elementos contaminantes, os filtros evitam que o sistema do veículo seja afetado pela interferência dessas impurezas, que podem causar danos irreversíveis ao motor e até ocasionar um colapso total. Além disso, os filtros são fundamentais na redução da poluição causada pela queima dos combustíveis. Tanto, que seu uso é determinado também por Órgãos Ambientais, já que nas grandes cidades a poluição causada pelo grande tráfego de veículos ainda é uma das maiores vilãs do meio ambiente.

Filtro separador de água e óleo diesel: um caso à parte

Usado em veículos de grande porte como ônibus e caminhões, o sistema de injeção de motores movidos a óleo diesel são extremamente sensíveis e exatamente por isso, e pela sua funcionalidade de transporte, exigem uma atenção especial quanto a qualidade do combustível utilizado.

As impurezas do diesel normalmente já surgem durante o trajeto entre a refinaria e os caminhões tanques, quando acontece a oxidação de alguns componentes pelo ar e a sua umidade acaba formando pequenas partículas de água, ao mesmo tempo em que os tanques de armazenamento soltam impurezas sólidas que contaminam o óleo.

Por mais inofensiva que a água pareça ser na natureza e em nosso dia a dia, no caso dos motores à diesel a água é um contaminante que pode levar a corrosão do sistema de injeção e portanto, muito perigosa.

A função do filtro separador de água e óleo é exatamente impedir que esse contato aconteça e que a água e outras partículas cheguem ao motor, ou seja, o filtro é responsável por garantir a segurança de todo o sistema de combustível.

Já nos postos de combustíveis e outros estabelecimentos do setor, essa separação da água do óleo diesel é feita através das caixas separadoras, por possuírem uma grande capacidade de vazão, tornando possível eliminar as impurezas de um grande volume de óleo em um curto espaço de tempo. É importante lembrar que para esses estabelecimentos, a caixa separadora de água e óleo é uma exigência do Conselho Nacional do Meio Ambiente, para evitar que os resíduos dos combustíveis contaminem o solo.

Como garantir a qualidade do combustível

Se você precisa garantir a qualidade dos combustíveis utilizados na sua frota ou trabalha em postos de abastecimento e faz questão de oferecer o melhor para os seus clientes, fale conosco e tenhas os melhores filtros. A Petro Lider trabalha com as melhores marcas do mercado e possui todos os equipamentos de filtragem que você precisa.

Acesse nossa loja virtual e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *